sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Centro Histórico vai ter 2 parques subterrâneos

Vai ser projectada a construção de dois novos parques de estacionamento subterrâneo no centro histórico de Viseu. Um deles aproveitará o desnível já existentes no largo António José Pereira, por detrás do Museu de Grão Vasco, enquanto o outro surgirá no largo Mouzinho de Albuquerque, nas proximidades do Teatro Viriato.A construção dos dois equipamentos é preconizada pelo estudo estratégico para o centro histórico, elaborado pela ParqueExpo, que prevê mais três estruturas idênticas noutros locais, nomeadamente no largo do antigo hospital.

Ontem, durante a reunião do executivo, a Câmara Municipal de Viseu (CMV) deliberou entregar a elaboração dos projectos, mediante a assinatura de contratos programa, à Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), pelo valor global de 110 mil euros.
Fernando Ruas, o autarca viseense, não avança, para já, o conceito e tipologia dos novos parques de estacionamento e a forma de gestão futura."Está tudo em aberto. O número de lugares e a relação custo benefício serão determinantes para decidirmos quem vai construir e em que condições", explicou.
O primeiro parque do género existente na cidade de Viseu, no subsolo do largo de Santa Cristina, foi construído no sistema de concepção/construção pelo grupo Sonae que ficou detentor da sua exploração por algumas décadas. A concessão transitou, algum tempo depois, para um operador espanhol.
Fernando Ruas afirmou que a construção dos novos aparcamentos para veículos, no centro histórico, não visa preparar o terreno para o encerramento definitivo daquela zona ao trânsito.
"Nunca se colocou essa condição. O que sempre dissemos é que deixarão de circular carros naquela zona, quando entrarem em actividade os veículos eléctricos e o funicular que vai ligar a Feira de S. Mateus à Sé".
texto de Teresa Cardoso in Jornal de Notícias (25-01-2008)

Sem comentários: