segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sociedade de Reabilitação Urbana - Viseu Novo

A Sociedade de Reabilitação Urbana - Viseu Novo é uma empresa de capitais públicos da Câmara Municipal de Viseu e do Estado (Instituto Nacional de Habitação) constituída em Dezembro de 2005. Tem como objectivo conduzir o processo de reabilitação urbana da Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU) de Viseu, onde se inclui na totalidade o centro histórico.
Um levantamento feito aos edifícios existentes naquela parte da cidade revelou manifestas deficiências, no que se refere a condições de solidez, segurança, habitabilidade e salubridade.
De um universo de 650 imóveis que constituem a ACRRU, verificou-se que 200 deles se encontram degradados. As patologias construtivas mais frequentes são: as humidades, as condensações (provocando o aparecimento de fungos e bolores) e as fissurações.
Entre os objectivos a concretizar pela Viseu Novo estão a melhoria das infraestruturas existentes, a manutenção das habitações, adequando as condições de habitabilidade às exigências da vida moderna, a revitalização das actividades económicas e dos locais de convívio e a reformulação do sistema de trânsito e do estacionamento.
Pretende-se também garantir as condições de segurança, habitabilidade e salubridade nos edifícios a intervir, assegurar os meios de protecção activa e passiva contra incêndios e providenciar suficientes áreas livres e de lazer. Além disso prevê-se também a melhoria do tecido social com vista a incrementar a fixação das populações.
in Diário de Viseu (14-01-2008)

Sem comentários: