sexta-feira, 28 de março de 2008

Funerária...

Caixão aberto em montra de funerária dá polémica


Uma urna aberta, visível do exterior, e umas frases escritas no vidro da montra de uma funerária de Viseu, estão a causar polémica.
E a dividir opiniões.
Uns falam em publicidade "macabra" e outros em marketing "brilhante". O caixão está exposto há mais de um ano, mas só agora começaram a ouvir-se vozes contra e a favor. "Por aquilo que sei, a vizinhança está contra. Eu também estou. A morte já dói, mas mostrá-la daquela maneira magoa ainda mais", protesta Zulmira Neves, proprietária de uma loja de confecções no interior do edifício D. João I, junto ao quartel dos bombeiros municipais, local onde está localizada a funerária "Prestígio".
As frases da polémica, escritas no vidro da montra ("Pense bem! Para quê tanto ódio? O nosso fim é aqui..."), indignam alguns transeuntes. "Eu acho chocante", diz, irritado, João Gervásio, 76 anos. "Sei que vou morrer e também sei que serei enterrado dentro de um caixão, mas isso é uma coisa que deve merecer reserva, não é para estar escrita numa montra de vidro que toda a gente pode ler, até crianças", protesta João Gervásio.
Opinião contrária tem Júlio Antunes, que acha a ideia "brilhante, honesta e verdadeira" e até "despida de preconceitos". "Não sei porquê tanta polémica sobre frases tão certeiras", desabafa Júlio. "Para quê tanto ódio se o nosso fim é mesmo debaixo da terra?", acrescenta. O JN tentou, de forma insistente, mas sem sucesso, obter uma reacção da gerência da funerária.
Rui Bondoso in Jornal de Noticias (28-03-2008)

2 comentários:

Anónimo disse...

E alguns de vocês que até dormiam nos carros fúnebres?! e era onde tinham rádio à noite na rua para ouvirem uma musiquinha... Funerárias ...risos
um abraço amigo

Anónimo disse...

Acho boa a ideia, até porque teremos cada vez mais encarar a morte como um "fenomeno" natural, como o nascimento por exemplo.

Louvo a ousadia