A estrutura metálica que se ergue no Viso, arredores de Viseu, a 80 metros do solo, e que suporta aquele que é já considerado o bar giratório mais alto do país (implantado a 60 metros de altura), já está a funcionar e a atrair a atenção de centenas de visitantes.
O sucesso do novo equipamento turístico, com capacidade para acolher 76 pessoas, decorre do facto de ser uma das maiores estruturas edificadas do concelho de Viseu, a par do prédio da Segurança Social.
A nível nacional, apenas é superada pela torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa.
A torre "Mirante", como é designada, foi concebida e concretizada pelo Grupo Soíma, um dos maiores construtores europeus de gruas, com sede em Viseu, que deste modo quis homenagear a actividade metalomecânica que lançou e desenvolve há mais de 30 anos.
"Queremos que este equipamento, pelas suas características técnicas e funcionais, se afirme como mais uma atracção turística em toda a região", afirmou Manuel José Morais, presidente do conselho de administração da Soíma.
Já a funcionar em pleno, o Mirante vai oferecer aos visitantes, para além do bar, um observatório dotado com telescópios de última geração para funcionamento nocturno e diurno.
A altura da torre, que domina o complexo turístico, social e comercial de Viso, permite a quem ousa chegar ao cimo apreciar horizontes que se estendem desde o Caramulo à serra da Estrela.
A torre assenta numa base de betão, com cerca de 900 toneladas, e está equipada com um elevador de características especiais de segurança e sistemas automáticos que regulam a sua velocidade com a do vento.
Manuel Morais orgulha-se do investimento concretizado, no montante de 700 mil euros, considerando que a estrutura panorâmica passará a ser uma referência da silhueta urbana viseense. "É um local excelente para descobrir a cidade de Viseu em toda a sua plenitude", reconhece o empresário.
Texto de Teresa Cardoso in Jornal de Notícias (09-04-2008)
Texto de Teresa Cardoso in Jornal de Notícias (09-04-2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário