sábado, 9 de agosto de 2008

Pequim é destino de ambição e sonho para atletas de Viseu

É já este sábado, por volta das duas da manhã, hora portuguesa, que Joaquim Videira vai dar forma ao seu sonho olímpico. Uma maratona de combates na qual o atirador viseense vai lutar por uma medalha. E tudo se vai decidir em pouco mais de 12 horas.


Se para o único atleta do distrito que participa nos Jogos Olímpicos, estar em Pequim é já um sonho tornado realidade, a esperança é certamente conseguir um lugar de relevo, entre o três primeiros lugares. E se possível repetir o feito de Turim, em 2006, onde se sagrou vice-campeão do Mundo.
A tarefa não é fácil, já que em Pequim está a elite da esgrima mundial. E embora Joaquim Videira não tenha estado no seu melhor nas duas últimas provas, na Argentina e no Campeonato da Europa, os níveis de confiança mantém-se elevados e os jogos olímpicos são, com certeza, uma motivação extra para o atleta.

Se esta é a primeira vez que o número um do ranking nacional em esgrima combate numa pista olímpica, já Carlos Ferreira e Fernado Ferreira são repetentes nas paralimpíadas. Mas conhecer o "terreno" não é sinónimo de menos ambição, aspirações ou até receios.
É só a 6 de Setembro que começam os Jogos Paralímpicos e por isso, ainda é em terras lusas que os dois atletas vão treinando. Carlos Ferreira está num mini-estágio, nas Caldas da Rainha e Fernando Ferreira vai continuar a preparação em boccia, na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Viseu, até finais de Agosto, altura em que parte para Pequim. As provas desta modalidade são de 7 a 12 e é no último dia que Viseu aguarda ver subir ao pódio o atleta Fernando Ferreira.
Quanto ao atletismo, as provas vão de 8 a 17 de Setembro, mas a maratona, onde vai correr Carlos Ferreira, é precisamente no último dia dos jogos. Um momento muito esperado, já que este vão ser os últimos Jogos Paralímpicos do atleta de Mangualde.

Texto de Salomé Correia in Jornal do Centro, ed. 334, 08 de Agosto de 2008

Sem comentários: