segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Almeida Moreira



ALMEIDA MOREIRA, Francisco António – Nasceu me Viseu a 25 de Novembro de 1873 e foi professor e critico de arte, organizador e director do Museu Grão Vasco de Viseu. Estudou no Colégio Militar, onde foi premiado nas cadeiras de Desenho, da Escola Politécnica, e de Infantaria na antiga Escola do Exército.
Iniciou a sua carreira de Professor na antiga Escola Normal de Viseu, e fez parte de várias comissões administrativas da Câmara Municipal desta cidade, onde exerceu o cargo de vice-presidente.


Encarregado da secção artística da Exposição Internacional que teve lugar no Rio de Janeiro em 1922-1923. A sua principal actividade foi a organização do Museu de Grão Vasco, que o consagrou, através da enorme competência, gosto e carinho que a este dedicou. A Almeida Moreira se deve a conservação e classificação de inúmeras e ricas espécies artísticas.
O país deve a Almeida Moreira, funcionário exemplar que muito se esforçou para valorizar o património artístico, o agrupamento modelar das peças que constituem o notável recheio do Museu Casa Almeida. O seu espírito culto, os seus estudos de história e crítico de arte, levaram-no a fazer dicersas viagens de estudo no estrangeiro.
Além da colaboração artística que deu aos jornais A Pátria, Noticias de Viseu, Distrito de Viseu e Azorrague, publicou vários escritos entre eles: Guia sumário do Museu de Grão Vasco (1921), L´art populaire à Beira Alta (1927), Guia de Viseu (1931), Brasões de edifícios da cidade de Viseu (1936), e Imagens de Viseu (1937?).

Almeida Moreira, oficial do exército na situação de reserva, desempenhou ainda funcções de Director do Museu de Grão Vasco, de professor efectivo de educação Física, no Liceu Alves Martins e de presidente da comissão de Iniciativa de Viseu. Foi, ainda, vogal correspondente do Conselho Superior de Belas-Artes; membro correspondente da Academia de S. Fernando (Madrid), e da Académica de Santa Isabel da Hungria (Sevilha), e membro titular da Associação de Arqueólogos de Lisboa.

Entre outras mercês honoríficas foi condecorado com os graus de oficial da ordem de S. Bento de Aviz e comendador da Ordem de Sant´lago da Espada.


Casa-Museu Almeida Moreira
Património, Tradição e Cultura Museus
Casa onde viveu o fundador do Museu Grão-Vasco, aqui se expõe parte do espólio que reuniu, contemplando artes decorativas e pintura. Destacam-se os quadros de pequeno formato de Malhoa, Columbano e Silva Porto.
Localização: Rua do Soar de Cima

3500-211 VISEU

3 comentários:

Muso disse...

Ex.mos Srs.
O meu nome é António Carrilho, encontro-me a fazer doutoramento em História pela Universidade de Évora, com uma tese sobre os Museus em Portugal durante a 1.ª República. Tendo verificado que apresentam no vosso blog fotografias de Almeida Moreira, gostava de saber como obter exemplares digitais das mesmas, para utilizar no corpo do trabalho.
Agradeço resposta para o email: carrilho.antonio@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde. O melhor mesmo será contactar o Museu Almeida Moreira, localizado no Jardim das Mães, 3500-211 Viseu.
Pode, ainda, contactar o Museo Grão Vasco visto ambos os Museus terem uma gestão partilhada. Cumprimentos

Unknown disse...

Boa tarde. O melhor mesmo será contactar o Museu Almeida Moreira, localizado no Jardim das Mães, 3500-211 Viseu.
Pode, ainda, contactar o Museo Grão Vasco visto ambos os Museus terem uma gestão partilhada. Cumprimentos