sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fernando Sá Neves reempossado

Politécnico da Guarda
Constantino Rei, o novo presidente do Instituto Politécnico da Guarda, eleito a 7 de Julho, deverá tomar posse no próximo dia 15 de Setembro, pelas 16 horas, apurou o Ensino Magazine, junto do IPG.

Na mesma cerimónia vão ser ainda empossados os vice-presidentes, Fernando Neves (que já desempenhava estas funções) e Gonçalo Fernandes.

Com larga experiência, Constantino Rei foi director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda durante quase oito anos, exerceu as funções de presidente dos conselhos Científico e Pedagógica daquela escola e foi vice-presidente de Jorge Mendes, no último mandato. “O percurso pessoal ao longo de 21 anos no IPG é detentor de todas as condições que o exercício de um órgão de governo do Instituto Politécnico exige”. O docente destacou o cargo de vice-presidente, o qual “proporcionou a visão de conjunto que nos que faltava, a qual nos permite ter hoje o necessário conhecimento da instituição em todas as suas dimensões, do meio envolvente e das condicionantes que nos rodeiam”, disse durante a apresentação da sua candidatura.

Constantino Rei lembra que “o IPG tem actualmente um modelo organizacional que lhe permite tomar decisões estratégicas de um modo mais eficiente. Quer a distância geográfica da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia (ESTH) ou a ausência de autonomia financeira das Unidades Orgânicas, constituem mais um desafio do que uma ameaça à coesão interna. A nova estrutura organizacional facilita sinergias e permite uma melhor monitorização central das acções conjuntas. Exige contudo um esforço permanente de diálogo e cooperação”, disse.

Na apresentação das suas linhas estratégicas, Constantino Rei promete uma atitude “receptiva para as questões e interesses de docentes, de estudantes e de funcionários não docentes, sem contudo abdicarmos de grande firmeza em relação a princípios de rigor e exigência, éticos e de justiça, pelos quais se deve pautar uma Instituição de Ensino Superior e pelos quais sempre procurámos conduzir a nossa actuação”.

Para Constantino Rei, “a época que vivemos é, assim, de reforço e consolidação da estratégia delineada, nomeadamente através da garantia de sustentabilidade financeira, da consolidação dos novos estatutos e das medidas aí preconizadas e, muito particularmente, através de uma política clara e sustentada de avaliação e garantia da qualidade”.
 
in Jornal Ensino Magazine n.º 151, de Setembro de 2010

Sem comentários: