sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Simplesmente Tó

 in Jornal do Centro de 11-02-2011




Simplesmente Tó

O ar bonacheirão, o benfiquismo e um sorriso tímido – embora descomprometido - são traços que podem, também, descrever um Barão. Não há traços de personalidade que definam o portador de um título nobiliárquico. A um Barão da Sé basta-lhe, por exemplo, ter nascido na Sé ou dela ter feito o seu berço que o embalou para a vida. Se a isto lhe acrescentarmos o brasão da Nobreza da Amizade, com certeza que os galões podem ser puxados com mais propriedade!

O Barão de que vos falo é bonacheirão, benfiquista e tem um sorriso tímido – embora descomprometido. É amigo! António Augusto é apenas o epíteto burocrático patenteado nos documentos. O meu amigo chama-se simplesmente Tó. Entre nós não há epítetos burocráticos: é o meu amigo Tó! Há duas semanas a vida levou-lhe a mãe, num destino que é - quer queiramos, quer não - fatal. O Tó disse, na altura, que não aguentaria muito tempo sem a sua mãe. E não é que, de repente, desatou a correr atrás dela? Levou com ele o ar bonacheirão, o benfiquismo e um sorriso tímido - embora descomprometido - e só nos deixou a surpresa de uma tão rápida, louca, surpreendente e irreversível corrida. Nunca o imaginei a correr assim, sabendo como sei que nunca teve muito jeito para o desporto. Confesso que, desta vez, ele me surpreendeu, caraças!

- Tó, em Maio temos jantar dos Barões da Sé. Se quiseres senta-te ao meu lado. Se te atrasares, eu guardo-te o lugar. Nós esperamos por ti! Entretanto, quando chegares junto da D. Alice, diz-lhe, por favor, que gostamos imenso de Vocês e que já temos saudades Vossas.

Tiago Nascimento – Barões da Sé de Viseu

1 comentário:

sofia satos disse...

obrigado por isto Tiago...
muito obrigado pelo amigo k és....
obrigado por tudo...
n tenho palavras...
saudades paizinho