sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Caminhos de Santiago despertam turismo em Viseu

Viseu recebe este fim-de-semana o III Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago de Compostela. É a primeira vez que a iniciativa se realiza fora de Espanha e a localização estratégica da cidade no coração de Portugal terá pesado fortemente na escolha.
À semelhança do que sucedeu em Oviedo e Zamora, a acção, que começa hoje, sexta-feira, e termina no domingo, pode despertar novas direcções no turismo em Viseu. A instalação de hotéis, hospedarias e restaurantes são alguns dos efeitos que se adivinham com a divulgação da rota portuguesa.
Este III Congresso tem como tema “O Desenvolvimento da Cultura, Comércio e Turismo no Noroeste Ibérico” e é levado a cabo pela Organização Internacional das PME’s do Eixo Atlântico (Ospea). Conta ainda com o envolvimento da Câmara Municipal de Viseu, da Região de Turismo Dão Lafões (RTDL) e da Associação dos Comerciantes do Distrito de Viseu. Prevê-se que o congresso reúna duas centenas de participantes, entre investigadores, autarcas e empresários, portugueses e espanhóis.
Recuperar os caminhos.
Viseu é um ponto central das duas principais rotas nacionais – a da Prata e Marítimo -, que levam ao túmulo do apóstolo em Santiago de Compostela.Para além de tornar a região numa referência no mapa português do apóstolo Santiago, o congresso pode também facilitar a delimitação da parte portuguesa destes caminhos. O presidente da Ospea admite que em Portugal, como na Galiza, há rotas que se foram perdendo e a sua recuperação não será tarefa fácil.

ed. 287 do Jornal do Centro, 14 de Setembro de 2007

Sem comentários: