quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Dia 8 de Setembro

É bem conhecida de todos os viseenses a pequena Capela da Nossa Sr.ª dos Remédios, colada ao Arco dos Melos, na Praça da Erva ou Largo Pintor Gata. A sua Padroeira é sempre homenageada no seu dia próprio, 8 de Setembro. Sê-lo-á de novo no próximo sábado.

Dada a exiguidade do espaço envolvente a celebração religiosa tem vindo a ser realizada, e muito bem, na vizinha Igreja da Misericórdia. E, este ano, antecipada para as 15h30m precedida e seguida de procissão com a venerada imagem da Virgem.

Jornal da Beira, 06-09-2007


Capela da Senhora dos Remédios - está situada no largo do Pintor Gata (antiga "Praça da Erva"), nas vizinhanças da Porta do Soar. Foi construída à custa das esmolas dos devotos, em 1742, possui uma planta octogonal e no seu interior existe a imagem do oráculo em pedra de Ançã, policromada. Reedificação do século XVIII de outra capela mais antiga (do século XVI), Capela de S. Sebastião está situada no pequeno largo do mesmo nome. No interior, possui um retábulo dos finais do século XVIII, inícios do século XIX, branco e dourado, testemunho da transição do Rococó para o novo estilo, o Neoclássico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho muito mal a Missa não ser nesta Capela, neste Largo. Sempre foi uma «Missa Campal». Lamento que se perca a boa tradição. Por estas e outras não há pessoas que queiram ser mordomos. A Romaria pode ser feita. A Igreja prefere «fechar-se».