terça-feira, 11 de setembro de 2007

XV Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu

Já está próxima mais uma edição deste evento bedéfilo, organizado pelo GICAV - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu.
De facto, entre 22 e 30 de Setembro, a cidade de Viseu irá ser o palco de várias exposições, palestras e espectáculos tendo por fulcro a BD.

Os diversos acontecimentos serão apresentados nos seguintes locais:
1. Biblioteca Municipal
2. Fórum Viseu
3. "Foyer" do Auditório Mirita Casimiro
4. IPJ Viseu

Antecipemos o que vai acontecer em cada um deles:
1. Na Biblioteca Municipal vai ser apresentada uma exposição subordinada ao título "Coleccionar BD - Tintim (colecção particular) - Centenário de Hergé
2. No Fórum Viseu haverá apresentação de obras da autoria dos Gémeos Santos, sob o título "Renascimento", espaço visitável entre 15 e 30 de Setembro.
3. No "foyer" do Auditório Mirita Casimiro estará visível uma retrospectiva dos cartazes dos anteriores Salões BD de Viseu.
4. No IPJ Viseu, onde se situa o espaço principal, estarão patentes as seguintes exposições:- Maitena - humor no feminino- Artur Correia - o Grande Mestre do Riso - Grandes humoristas mundiais - Humor à portuguesa - retrospectiva- Humor desportivo - "os campeões" - Humor erótico - relações perigosas (maiores de 18 anos) - Humor assim, sim! - Álvaro, Sergei e Carlos Rico - José Abrantes - Retrospectiva- Rir... na terra como no céu - Nuno Saraiva (revista Tabu)- Concurso GICAV - "Histórias com vontade de rir"

Além destas exposições, haverá também variados focos de interesse:
a) Logo no dia 22, pelas 15 horas, Pedro Cleto vai expor os seus pontos de vista relacionados com o tema "Coleccionismo e BD", na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva;
b) Às 16h30 será a apresentação da obra "Portefólio", de José Abrantes;
c) Às 21h30, no auditório do IPJ, será apresentado o livro "Teatro VI" de Luiz Beira que, por sua vez, falará acerca da vida e obra de Artur Correia, sob o título de "Humor com Amor"; e, dentro da temática humorística, o Grupo D'Arte São, de Coimbra, apresentará um espectáculo-performance incidindo sobre a poesia erótico-satírica.

Na véspera do encerramento, dia 29 (sábado), pelas 21h30, realizar-se-á uma Tertúlia BD, subordinada ao tema "Mulheres comentam histórias de mulheres (Maitena - o humor incómodo de Maitena é tema de reflexão).
Em caso de haver dúvidas sobre datas e horas dos diversificados acontecimentos, usar o e-mail gicav@megamail.pt
in http://divulgandobd.blogspot.com/2007/09/xv-salo-internacional-de-banda.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixei uma mensagem para vocês -leiam o http://oviseu.blogspot.com/ - foram nomeados-