quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Bairro da Cadeia vai abaixo mas moradores escolherão onde viver

As famílias que residem em 82 das 120 casas unifamiliares degradadas do Bairro Municipal da Cadeia vão ser realojadas, a prazo, em habitações modernas e com todas as condições de salubridade. Sessenta transitarão para um edifício a construir no mesmo bairro. As restantes 22, poderão optar entre morar no centro histórico ou em povoações rurais do concelho. Será o regresso às origens de muitos agregados que, em finais do anos 40, trocaram a aldeia pela cidade em busca de melhores condições de vida.
O primeiro passo para a "Regeneração do Bairro Municipal", como é designada a intervenção concertada entre a Câmara Municipal de Viseu (CMV) e Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), foi dado, ontem, nos Paços do Concelho, com a assinatura do contrato para a elaboração do projecto do novo edifício a cargo do gabinete José António Esteves & Associados, de Viseu.
O novo edifício, a construir em propriedade horizontal, no local onde actualmente existem seis moradias unifamiliares que serão demolidas, terá um total de 60 fogos e irá custar 2,3 milhões de euros. O investimento será assumido em 80% pelo IHRU (40% a fundo perdido e 40% por empréstimo) e os restantes 20% por fundos municipais.
O futuro imóvel irá permitir o realojamento de 60 famílias que moram em casas "altamente degradadas" e pelas quais pagam, em média, um euro de renda mensal.
Os restantes 22 agregados terão dois destinos 11 irão ocupar casas que a autarquia pretende comprar e reabilitar no centro histórico no âmbito do repovoamento em curso. Neste caso, o investimento, também contratualizado com o IHRU, eleva-se a 700 mil euros, metade a fundo perdido e a outra metade através de empréstimo. As outras 11 famílias poderão optar por viver nas aldeias do concelho, eventualmente naquelas de onde saíram na década de 40. Esta solução implicará um investimento de 750 mil euros que serão financiados pelo IHRU e em 10% por fundos municipais.
"Vamos reabilitar um bairro que embora esteja no centro da cidade tem sido 'guetizado' em relação ao mesmo centro urbano. Quantas pessoas passam na circunvalação e sabem que aquele bairro existe?", questiona o autarca Fernando Ruas.
Bairro municipal foi construído em 1948
O bairro municipal, também conhecido por bairro da Cadeia dada a sua proximidade do Estabelecimento Prisional de Viseu, foi construído em 1948 para acolher "famílias pobres". Hermínio Magalhães, vereador na CMV, recordou, ontem, que o conjunto formado por 120 moradias nasceu numa zona afastada da cidade que, ao longo dos anos, acabou por integrar-se totalmente no miolo urbano embora faça parte de uma cidade escondida. Actualmente o bairro é habitado por agregados envelhecidos (muitos deles monoparentais), e não reune quaisquer condições de habitabilidade.
Onze casas serão "memória histórica"
É intenção da autarquia proceder, numa segunda fase de intervenção, à reabilitação de 11 das 102 moradias unifamiliares do bairro da Cadeia. As restantes serão demolidas. Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, diz que será uma forma de preservar "a memória histórica" de um bairro emblemático da urbe. As casas a reabilitar irão servir, no futuro, para acolher actividades de índole cultural e uso colectivo. Algumas poderão ser entregues a associações do concelho de Viseu vocacionadas para dinamizar iniciativas de interesse geral.

Teresa Cardoso in Jornal de Notícias (25-10-2007)

Sem comentários: