quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Festa da sopa: V Festival do Caldo

Pelo quinto ano consecutivo, Outubro é mês do Festival do Caldo. Uma iniciativa com cada vez mais participantes a servirem e a comerem a sopa.Mais sopas e mais restaurantes é a promessa da organização para a edição 2007 do Festival do Caldo/Festa da Sopa de Viseu. A iniciativa, que vai na quinta edição, volta a ser uma organização conjunta do Inatel e da Confraria dos Sabores e Saberes da Beira “Grão Vasco”.
No dia 20 de Outubro, a partir das cinco e meia da tarde, no pavilhão do Inatel, vão ser servidas 58 sopas, cozinhadas por 47 restaurantes. A entrada vai custar quatro euros, tendo os participantes direito a um “kit”, composto por uma tigela e uma caneca em porcelana, que podem levar para casa, como recordação, e uma colher. No interior do recinto do festival pode-se depois provar todas as sopas acompanhadas de pão e vinhos da região. Meia hora antes do início do festival há uma palestra sobre nutricionismo e as vantagens do consumo de sopa. “Não queremos apenas uma festa com muita gente, temos também preocupações pedagógicas”, referiu José Ernesto, da direcção da confraria, na apresentação do festival.
Aos visitantes, vai também ser oferecido um livro, onde constam as receitas das sopas que vão ser servidas. Receitas que foram disponibilizadas pelos restaurantes participantes e que vão ser apresentadas em textos escritos por nutricionistas. Em 2006, entraram no recinto do festival três mil pessoas.
Este ano há “kits” para quatro mil, embora a organização não tenha nenhuma meta traçada, quanto ao número de participantes. Segundo Manuel de Almeida, do Inatel,” a fama da festa da sopas já ultrapassou as fronteiras do distrito de Viseu”. Garante que este ano vão passar pelo festival, “várias excursões do Inatel, vindas de vários pontos do país, assim como uma excursão da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.

Sem comentários: