terça-feira, 15 de julho de 2008

Mais de 280 expositores na Feira de São Mateus

A um mês do início da Feira de São Mateus, o Diário de Viseu foi falar com o gestor executivo da Expovis, Jorge Carvalho, que nos falou sobre a história e as novidades do evento que já vai na sua 616.ª edição.
A abertura será no dia 14 de Agosto, prolongando-se até 21 de Setembro, contando com muitos espectáculos, música, folclore, arte, diversão e gastronomia
Diário de Viseu (DV) - Como nasceu a Feira de São Mateus?
Jorge Carvalho (JC) - Segundo um documento de El Rei D.João I, esta feira foi criada a 10 de Janeiro de 1392, sendo um local de encontro para compra e vendas de produtos. Era também considerado um evento em que se cruzavam várias culturas. Uma feira do povo.
DV- Quantos expositores se esperam para este ano?
JC - Serão mais de 280 expositores, embora os pedidos fossem muito superiores. Mais de 200 interessados tiveram de ficar de fora, por uma questão de falta de espaço. Nos últimos anos o recinto da feira foi diminuindo, devido às obras do Programa Polis, pelo que há muita gente que não pode ser atendida.
DV - Como funciona o processo de selecção?
JC - A abertura das inscrições deu-se entre o dia 2 de Janeiro e 10 de Abril. No que diz respeito aos pedidos relativos ao espaço exterior, damos preferência às pessoas que costumam frequentar, há muitos anos, esta feira, ou seja, às pessoas com mais antiguidade.
Negociação
Quanto ao espaço interior, dentro do pavilhão Multiusos, é distribuído pela ordem de chegada dos pedidos. Depois, existe um processo de negociação quanto ao espaço oferecido. Se o comerciante não aceitar ficar com o espaço que lhe é atribuído é dado a outro.
DV - Há alguma preferência por um tipo de comércio?
JC - Não. O que me interessa é que as pessoas que vêm à feira tenham à sua disposição uma oferta o mais diversificada possível.
DV - Quais as novidades para este ano?
JC - As novidades prendem-se com os artistas convidados pela organização para actuarem no palco da Feira de S. Mateus. No entanto, os nomes serão revelados apenas no dia 4 de Agosto, altura em que será dado a conhecer o programa do evento. Continuará a haver exposições de arte. Nos últimos anos, a mostra tem-se tornado um grande sucesso para os autores das peças, que assim têm a oportunidade de darem a conhecer o seu trabalho a um público mais vasto.
DV - Espera ter bastante afluência por parte das pessoas?
JC - Essa situação irá depender do estado do tempo. No ano passado choveu, e perdeu-se muito público.


Entrevista de Vânia Almeida in Diário de Viseu de 15-07-2008

Sem comentários: