terça-feira, 28 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
sexta-feira, 24 de abril de 2009
25 de Abril em Viseu

Eleições

Promessas, fogo de vista…
Quilhai-vos todos, aldrabões!
Bem par´cidos sois a pavões:
- Pouca testa e muita crista…
Prometeis um mundo melhor,
Tudo dizeis que ocorra,
Mas já conheço o teor:
- Cada vez estamos pior
É vós “cheios”… ora porra!...
Poesia de Caetano Carrinho (1997), publicada no livro "Encanto, Desencanto, Gargalhada e Dor" editado pela Junta de Freguesia de S. José de Viseu.
terça-feira, 21 de abril de 2009
18 Jogos Desportivos de Viseu
De forma geral, os 18os Jogos Desportivos manterão a estrutura das últimas edições, no que respeita à forma de participação e aos escalões etários, apresentando como principal novidade a inclusão de novas modalidades, como o Golfe e o Jorkyball, oferecendo assim um total de 25 modalidades, que dinamizarão todo o concelho, ao longo dos meses de Maio, Junho e Julho.
Toda esta dinâmica apenas é possível com a cooperação fundamental do movimento associativo do concelho, que ao longo dos anos tem contribuído para aumentar os níveis de participação nos Jogos Desportivos de Viseu, seja ele ao nível de praticantes, técnicos ou dirigentes.
Desta forma, em Viseu trabalhamos para que os nossos munícipes, Nasçam com Esperança, Cresçam com Confiança e Envelheçam com Dignidade.

segunda-feira, 20 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Carta Aberta do Assiz

Enviado para os nossos governantes e opositores
terça-feira, 14 de abril de 2009
Exposição do Miguel
O Instituto Politécnico de Viseu inaugurou, quinta-feira, dia 16 de Abril de 2009, pelas 14 horas, uma exposição de Pintura, da autoria, do artista radicado em Viseu, Miguel Rebelo. Esta mostra é integrada no ciclo venha tomar café connosco.


Nasceu em Luanda – Angola, a 31 de Maio de 1971. Radicado em Viseu desde 1977, cedo se entusiasmou pelo desenho levando-o em adulto a licenciar-se como professor de Educação e Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Viseu.
Actualmente lecciona na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Ana de Castro Osório em Mangualde e dedica o tempo restante à pintura e desenho.
Cada trabalho tem um espaço próprio, com um cromatismo e mensagem diferenciada, em cada caso é um reflexo do estado de espírito do autor que, procura de forma mais ou menos objectiva, chamar o observador a envolver-se e a identificar-se com essas representações pictóricas. A comunicação, objectivo último da pintura, estabelece-se nesta ocasião e proporciona ao observador a descoberta da sua mensagem.
Trabalhar com as camadas mais jovens do ensino, é a forma deste docente contribuir para a valorização das artes plásticas como objectos comunicacionais e de estruturação cívica e social. Este momento expositivo apela no mesmo sentido.
reportagem Politécnico TV
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Páscoa 2009

A VIA SACRA NA CIDADE DE VISEU

quinta-feira, 2 de abril de 2009
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Carruagens do funicular já estão nos carris
Uma sobe e a outra desce. Devem começar a rolar antes do início da Feira de S. Mateus, em meados de Agosto.

É a última empreitada das obras do programa Polis, em Viseu. O funicular está quase pronto. As duas carruagens chegaram anteontem e já estão nos carris e guardadas cada uma na sua estação (inferior e superior).
A obra de construção civil está a ser finalizada, mas as duas estruturas rolantes só deverão começar a 'deslizar' pelos carris dentro de três a quatro meses, porque o pessoal técnico e auxiliar que manobrará as máquinas ainda vai receber formação. A Autarquia quer, contudo, que o funicular arranque antes do início da Feira de S. Mateus, em meados de Agosto. "Seria excelente que nessa altura já estivesse a funcionar em pleno", refere o vice-presidente da Câmara de Viseu, Américo Nunes.
O funicular vai ligar a parte baixa da cidade (Campo de Viriato) à zona alta e velha do burgo (adro da Sé), através da Rua Ponte de Pau e da Calçada de Viriato, numa distância de 400 metros, que demorará cerca de três minutos a ser percorrida .
Enquanto uma carruagem sobe a outra desce. Cruzam-se nas traseiras do Fórum, numa zona onde o lance de carris duplica.
É um investimento de seis milhões de euros, comparticipado em 70% pelas verbas do Polis. O restante é suportado, em partes iguais, por fundos comunitários e da Autarquia.
A instalação do funicular foi pensada pela Autarquia em finais do anos 90. O projecto acabou por ser integrado no programa Polis, de requalificação e valorização ambiental de Viseu. O objectivo - além da vertente turística - é integrar o percurso do funicular, entre as zonas alta e baixa da cidade, na rede de transportes urbanos, designadamente, articulá-lo com os percursos e os horários dos mini-autocarros eléctricos, outro meio mecânico não poluente que percorre as ruas do centro da cidade de Viseu há cerca de quatro anos.
"O bilhete de um dará depois para ser utilizado no outro", explica Américo Nunes.